• Lucas Melo

O que é SCRUM?




Em tempos de informação virtualizada e comportamento de consumo impactado pela transformação digital, é cada vez mais comum nos depararmos com metodologias ágeis sendo aplicadas no contexto corporativo, a fim de impulsionar a produtividade.


Dado o contexto, a Scrum é um dos conceitos de gerenciamento de tarefas que está em evidência no momento e é sobre ela que falaremos neste artigo.


Continue a leitura para saber mais sobre o método, por que é tão importante e como funciona!




O que é SCRUM?


Desenvolvida por Jeff Sutherland e Ken Schwaber, Scrum consiste em uma das metodologias ágeis mais utilizadas da atualidade para gerenciar projetos com eficiência em tempo hábil.


Ela é fundamentada no conceito de dividir as tarefas e responsabilidades em pequenas equipes multidisciplinares e com a troca de feedbacks entre os colaboradores envolvidos.


Essas equipes multidisciplinares são normalmente compostas por: product owner, scrum master e um time de desenvolvimento. E iremos destrinchar o que cada um faz ao longo do texto.


Podemos afirmar que Scrum é uma maneira de organizar o trabalho entre times de profissionais com foco no alinhamento de demandas específicas com resultados inteligentes.


Ele, basicamente, mune a empresa com os recursos necessários para que ela se mantenha preparada para oferecer novidades constantes ao mercado, o que evita a baixa no índice de satisfação do consumidor.


Qual é a importância da metodologia SCRUM?


Atualmente, grande parte das empresas com perspectiva de crescimento buscam por formas de reduzir desperdício de tempo e recursos e otimizar a eficiência de suas equipes de colaboradores, isto é, aumentar a produtividade como um todo.


Sendo assim, é correto afirmar que a importância do Scrum está no fato de que a metodologia ajuda a organização a entregar os melhores produtos e serviços, de forma rápida e eficiente, com reuniões que prezam o tempo dos colaboradores e vão direto ao ponto.


Essas reuniões, que são um dos pontos altos do Scrum, são frequentes e servem para o alinhamento da equipe, prezando sempre o cumprimento das atividades propostas e em buscar modos de se melhorar o processo.


Resumindo, a metodologia Scrum permite que as companhias identifiquem necessidades para desenvolver as melhores soluções no menor espaço de tempo possível, adquirindo vantagem competitiva.


Como é formada uma equipe de SCRUM?



Como dito acima, um time de SCRUM básico, é dividido em 3 papéis principais, que podem ser vistos abaixo:


Project Owner


É o responsável por tomar decisões sobre os recursos, a quais finalidades eles serão destinados e a ordem em que as tarefas devem ser feitas.


Como consta no próprio termo, ele é o gerente de produto ou serviço e, sendo assim, tem a responsabilidade de se comunicar com todos os integrantes da equipe e passar uma visão clara sobre as metas que eles devem alcançar em cada projeto.



SCRUM Master


Ele tem o dever de auxiliar cada membro envolvido no projeto a compreender os objetivos da empresa e abraçar as práticas, valores e princípios do Scrum.


Ele tem um papel de liderança e deve ajudar a equipe a ter uma performance mais elevada, sempre respeitando as particularidades da companhia.


Time de Desenvolvimento


São todos os colaboradores envolvidos na execução do projeto. Normalmente, o time é composto por profissionais multidisciplinares, isto é, munidos com as habilidades necessárias para que as tarefas sejam entregues ao final de cada Sprint.


A ideia é fazer com que a equipe Scrum seja capaz de auto-organizar para utilizar a melhor maneira de realizar o trabalho e atingir os objetivos determinados pelo Product Owner.


O que são os eventos SCRUM?


Em Scrum, os eventos são considerados uma forma de organizar a rotina e diminuir a necessidade de realizar reuniões fora da metodologia. Os eventos têm tempo determinado para começar e acabar. Sendo o Sprint uma espécie de unidade de medida.


Ou seja, a partir do momento em que o Sprint começa, a duração não pode ser aumentada ou reduzida. Já os eventos restantes podem ser finalizados sempre que o objetivo é alcançado, o que garante uma considerável economia de tempo da equipe.


Cada evento Scrum é uma grande oportunidade para que os processos sejam analisados e surja uma nova forma de concretizar os projetos. Estes eventos são criados justamente para haja uma inspeção criteriosa e os processos sejam feitos com mais transparência.


Por fim, é correto dizer que o Sprint não é somente o coração do Scrum, mas sim organismo como um todo, já que eles funcionam de forma integrada e sincronizada.


Em outras palavras, sempre que um Sprint termina, outro deve começar, o que garante ganhos exponenciais de produtividade.


Exemplo de SCRUM na prática?


Graças à evolução da tecnologia, que tem migrado processos para o ambiente virtual e proporcionado soluções digitais, hoje podemos contar com ferramentas que atendam a necessidades específicas de cada nicho do mercado.


A Reflow, por exemplo, permite que a metodologia Scrum seja aplicada de forma prática e intuitiva nos processos de trabalho de sua empresa.


Seja na organização e monitoramento de tarefas dos colaboradores, seja em questões burocráticas de nível gerencial. Tudo isso é possível pois nossa plataforma utiliza o método Kanban para organização e visualização de dados.


Diversos segmentos podem usufruir dos benefícios deste tipo de aplicação. Entre os recursos que a Reflow oferece, podemos citar:

  • Mercado de investimentos — visualização rápida do status de cada negociação, alertas sobre follow-ups a serem realizados, integração de documentos e histórico de negociações;

  • Contabilidade — notificações a respeito de pagamentos a serem feitos ou cobrados, controle visual do caixa da empresa, avisos de renovações já configurados, separação de lançamentos por classificação e tipo de despesa/receita;

  • Vendas — controle de vendas básico para equipes de profissionais;

  • Corretagem de Seguros — centralização do cadastro de clientes, organização de propostas e apólices por categoria.


Entre muitas outras funcionalidades que você pode conferir diretamente em nosso site, escolhendo e testando o template mais adequado para seus objetivos.


Conclusão


Como você pôde contemplar neste conteúdo, a metodologia Scrum facilita o trabalho do gestor de equipes, visto que ela oferece os recursos necessários para que todas as tarefas sejam divididas entre profissionais munidos com conhecimento o suficiente para manter a produtividade, sem correr riscos de perder prazos de entrega ou afetar o índice de satisfação do público-alvo.


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E caso ainda tenha dúvidas sobre o que é um CRM, sugerimos que clique aqui.


Tem alguma dúvida que não foi sanada no artigo ,ou experiência sobre o assunto que gostaria de compartilhar com a gente? Então aproveite para deixar o seu comentário!



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