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Como implementar o CRM para gerenciamento de equipes?

Atualizado: 12 de fev. de 2021



O uso de CRM para gestores de equipes vem crescendo significativamente devido ao processo de transformação digital pelo qual o mundo tem passado nas últimas décadas.


À medida que o comportamento de consumo evolui, surgem novas necessidades e, consequentemente, novas demandas de trabalho dentro dos ambientes corporativos.


Para lidar com um fluxo de trabalho acelerado e garantir a produtividade do time de colaboradores, as empresas não poupam esforços na hora de adquirir soluções tecnológicas, como um CRM para a gestão de times de trabalho.


Dado o contexto, preparamos este conteúdo para que você conheça algumas boas práticas para implementação de um CRM no dia a dia de sua empresa.


Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!



Quais as vantagens de gerenciar a equipe com CRM?


Como foi dito acima, a tecnologia oferece soluções para as mais diversas necessidades cotidianas, inclusive para os processos de trabalho.


Não é por coincidência que o uso de softwares e ferramentas inovadoras, como auxílio para a execução das tarefas da empresa, já é uma realidade presente na maioria das organizações com perspectiva de mercado.


Há uma infinidade de vantagens que um CRM pode proporcionar para gestores de equipes, tais como:


  • aumento da produtividade do time — a premissa de aplicar tecnologia nas funções cotidianas é fazer mais em menos tempo;

  • redução do índice de retrabalho — a automatização de tarefas diminui a incidência de falhas humanas;

  • otimização do desempenho financeiro da empresa — com uma equipe mais produtiva e menos erros acontecendo, o aumento da lucratividade é apenas uma consequência natural;

  • consolidação da marca em seu mercado — negócios que aderem à transformação digital têm uma tendência muito maior de se destacarem diante dos concorrentes que ainda utilizam os meios tradicionais.


Entre tantos outros benefícios que transparecem nos resultados do negócio a curto, médio e longo prazo.


Como implementar um CRM na equipe?


Que um CRM para gestores de equipe é uma ferramenta indispensável em tempos de informação digitalizada não há mais nenhuma dúvida, concorda? No entanto, é preciso agir de forma estratégica para que a implementação desse tipo de solução seja bem-sucedida.


1- Faça uma análise sobre a sua empresa


O primeiro passo para obter sucesso nesta empreitada é analisar os processos operacionais do seu negócio a fim de entender em qual contexto um CRM se encaixaria como uma solução.


Para isso, faça alguns questionamentos como:


  • Como está o relacionamento com os clientes de seu negócio no momento?

  • Quais são os processos realizados pelo setor de atendimento?

  • Qual é o orçamento disponível para investir em um CRM?

  • Qual é a infraestrutura tecnológica disponível para a equipe?

  • Como os profissionais lidam com as demandas relacionadas ao relacionamento com o cliente?

  • A organização está pronta para mudar a cultura de trabalho?

  • Quais são as características do mercado em que seu negócio atua?

  • Como a concorrência lida com os mesmos desafios?


Ao responder essas perguntas, certamente você terá informações o suficiente para mapear o cenário e começar o processo de implementação de um CRM.



2- Defina a equipe e os responsáveis


Partindo do pressuposto de que você aderiu ao uso de CRM para gestores de equipes, é fundamental delegar as responsabilidades a cada membro da equipe.


A realização dos projetos depende da colaboração de todos os integrantes, contudo para agilizar os processos é importante definir os responsáveis para cada função.


Isso é crucial para estabelecer os níveis de acesso ao software. Afinal, é preciso prezar pela segurança de dados corporativos, principalmente pelo fato de estarmos vivendo a era da transformação digital, onde uma porcentagem significativa das informações é armazenada em servidores virtuais (Cloud Computing).


3- Escolha uma ferramenta que atenda às necessidades da equipe


Uma parte altamente relevante do seu planejamento para implementação do CRM para gestão de equipes é a escolha da ferramenta adequada ao seu projeto.


O fato de existirem inúmeras soluções tecnológicas disponíveis atualmente faz com que essa escolha exija um certo cuidado.


Além de ter em mente as questões citadas na primeira prática (analisar a empresa), é preciso:

  • entender quais são as necessidades do seu negócio;

  • conhecer profundamente os processos operacionais;

  • definir as metas e objetivos que a empresa almeja;

  • compreender o que é preciso oferecer ao público-alvo para garantir a satisfação do consumidor;

  • verificar a possibilidade de integração com outras ferramentas;

  • checar a capacidade de armazenamento de dados — informações, arquivos e histórico de interações com clientes;

  • analisar a capacidade de personalização;

  • verificar se o software tem capacidade de gerar relatórios precisos para análises que dão suporte à tomada de decisões.


Além de se certificar de que o CRM oferece recursos de acessibilidade e é fornecido por uma empresa com credibilidade em seu setor de atuação no mercado.



4- Alinhe as espectativas com a equipe


Por fim, mas não menos importante, é preciso engajar a equipe com a nova ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente. O fato é que, embora a tecnologia esteja cada vez mais presente nas mais variadas esferas da sociedade moderna, ainda há muitas pessoas que têm dificuldade para aderir ao seu uso.


Parte do processo de implementação de um CRM para gestores de equipe envolve o alinhamento das expectativas da empresa e dos profissionais em relação ao que o software pode fazer pelo bem coletivo.


Para isso, o primeiro passo é trabalhar em uma comunicação aberta, transparente e amigável a respeito da eficiência do CRM para o projeto. Sem dúvida, o diálogo é o melhor caminho para gerar engajamento e pro atividade com a nova estratégia.


Não poupe esforços na hora de tirar dúvidas sobre os benefícios do uso do CRM não apenas para o negócio, mas também para os próprios colaboradores, que terão as suas tarefas automatizadas e simplificadas ao máximo. E isso permitirá que eles foquem em funções mais importantes, como o próprio relacionamento com o cliente.


Como você pôde contemplar neste conteúdo, o uso de CRM para gerenciar equipes de trabalho é uma prática que já é realidade em grande parte das organizações modernas.


Manter-se competitivo no mercado atual não é uma tarefa simples e, para isso, existem soluções tecnológicas que podem facilitar os processos e alavancar a performance dos colaboradores.

Quer saber mais sobre o CRM mais adaptável do mercado? Recomendamos que comece por esse vídeo


Tem alguma dúvida que não foi sanada no artigo ,ou experiência sobre o assunto que gostaria de compartilhar com a gente? Então aproveite para deixar o seu comentário!


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