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5 Dicas para melhorar sua gestão

Atualizado: 11 de jun. de 2021

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 1 a cada 5 empresas fecham em menos de 5 anos. O principal motivo disso é a ineficiência na gestão. Ineficiência a qual gera problemas que refletem em todos os setores, desde o faturamento a relação com a equipe.


Neste sentido, a gestão empresarial, quando associada a processos claros e organizados, entrega ótimos resultados.Tanto em um sentido de aumentar o faturamento de uma empresa, quanto reduzir as perdas desnecessárias. E os benefícios não param por aí. Trazem ganhos sociais e financeiros em todos os segmentos.


Pensando nisso, reunimos cinco dicas simples para ajudar você a melhorar o seu gerenciamento. Confira!



Foque na comunicação


A comunicação é um processo essencial para o sucesso de qualquer tipo de relação. Seja com os seus clientes, seja com a sua equipe, é fundamental ser claro e objetivo. Dessa forma, comunique-se e incentive a interação saudável e não violenta entre todos os setores.


Um bom diálogo reduz ruídos que causam desgastes e outras complicações. Além do mais, traz inúmeros benefícios para a gestão empresarial. Como a garantia de um bom andamento dos processos, a compreensão das tarefas, a execução correta das atividades e o cumprimento do que foi estabelecido.


Isso sem falar que gera sinergia entre a sua equipe, integrando colaboradores e conquistando resultados cada vez melhores. Logo, foque na sua comunicação. Invista em programas, ferramentas e outros instrumentos que podem facilitar a conversa entre os membros da sua equipe.


Slack, grupos do WhatsApp, Skype, Discord, são vários os exemplos de aplicativos que podem ser úteis.


Utilize uma ferramenta de gestão


A ferramenta certa pode ajudar a organizar e automatizar processos, facilitando todo o ciclo produtivo. É possível integrar toda uma estratégia em um só lugar, simplificar o acompanhamento dos resultados, a tomada de decisão e o entendimento do negócio. Muitos dos softwares utilizados servem para medir, analisar e resolver situações.


Assim sendo, os principais benefícios de seu uso costumam ser:

  • aumento da produtividade em todos os setores;

  • organização mais eficiente dos fluxos e da equipe;

  • controle do processo;

  • redução dos custos e do desperdício;

  • acompanhamento de todas as etapas;

  • entre outros.


Cada ferramenta de gestão tem uma função, visto que podem ser customizadas de acordo com a necessidade do empreendimento. Aqui na Reflow, por exemplo, trabalhamos com o mais completo e adaptável software de gestão para as empresas. Ele auxilia na melhor organização de setores como: T.I, vendas, operações, RH, finanças e projetos.


Isso porque é possível gerenciar todas as demandas de um só lugar, com um quadro kanban para organizar as atividades e personalizar os lembretes. Outros recursos que podem ser úteis é a automatização a geração de documentos com campos específicos.


Novamente, é a solução ideal, customizada conforme a necessidade de cada empreendimento. Resumidamente, as principais vantagens são:

  • aumentar a eficiência;

  • padronizar informações;

  • encontrar gargalos;

  • gerenciar seus arquivos;

  • reduzir custos;

  • eliminar barreiras.

O interessante de um software de gestão é que outros métodos de gerenciamento podem ser utilizados em conjunto para melhores resultados. Por exemplo, o Ciclo PDCA, 5W2H, entre outros.


Invista em capacitação


Conforme a Internacional Data Corporation (IDC), treinamentos e capacitações servem para alimentar o desenvolvimento intelectual de seus funcionários. O resultado desse processo é a redução de gastos de curto e médio prazo. Portanto, capacitar a sua equipe não é gasto, é investimento.


Eles poderão ajudar no gerenciamento do seu negócio, apresentando um novo olhar sobre problemáticas cotidianas. Ainda mais porque trabalham em outros setores e vivem desafios específicos. Além disso, por compreenderem mais a realidade do empreendimento, se sentiram mais satisfeitos e dispostos a tentar.


Tanta é que a capacitação e o investimento no funcionário auxilia, também, na retenção de talentos e no desenvolvimento competitivo da empresa. Fatores que refletem, diretamente, na qualidade das entregas e na melhoria do ambiente de trabalho. E, até mesmo, na criação de novas ideais.


Lembrando que tão importante quanto, é treinar a liderança. Um líder que sabe o que faz gerencia melhor a sua equipe, identifica oportunidades melhores e consegue auxiliar todas as outras etapas com excelência.



Tenha uma planejamento estratégico


O que você espera da sua empresa a longo prazo? E para os próximos meses? Parafraseando Cheshire, o gato de Alice que é reconhecido pela sua sabedoria, se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho basta. Neste contexto, o planejamento estratégico dá um caminho e um destino para o desenvolvimento do seu negócio.


Um plano de mercado, por exemplo, ajuda a compreender quem são os seus concorrentes, quais são as tendências e como é o comportamento do consumidor. Ter clareza acerca dessas informações auxilia a entender a realidade do seu público e o que é preciso para potencializar o seu empreendimento.


Não só em um sentido de aumentar as vendas, como também reduzir os gastos desnecessários. Quando você se planeja, você passa a enxergar melhor a realidade. Assim, reconhece problemas com mais facilidade, descobre como solucionar de forma eficiente e identificar oportunidades.


O planejamento estratégico é um passo essencial para empresas de todos os tamanhos. Pense como se fosse uma viagem. Quando você vai viajar, é preciso planejar cada detalhe para garantir que o seu percurso saia como esperado e você não se perca. Isso sem falar nos riscos de ter um passeio mal-sucedido por ter ido ao destino errado.



Defina indicadores e métricas para acompanhar


Quando você sabe para onde olhar, fica evidente se você está ou não no caminho certo. Os Indicadores-chave de Perfomance, KPIs, descomplicam neste sentido. Facilitam a compreensão e o entendimento dos resultados de uma estratégia. Por conseguinte, afetam na tomada de decisões e na própria gestão do negócio.


Fato é, ao visualizar o que dá e o que não dá certo para a sua empresa, a tendência é impulsionar os pontos fortes e amenizar as falhas. Novamente, identificar oportunidades para impulsionar seus resultados e combater ameaças que podem ser prejudiciais para o seu futuro.


Portanto, identifique métricas de valor para a sua estratégia e acompanhe-as com periodicidade. Só cuidado para não estudar um dado que não acrescenta em nada e serve apenas para inflar o ego.


Conclusão


Como vimos ao longo deste artigo, o gerenciamento estratégico é essencial para garantir bons resultados para o seu negócio. Algumas dicas simples podem ajudar. Por exemplo, foque na comunicação, utilize ferramentas de gestão, invista em capacitação, planeje e defina seus KPIs.


Para ir além disso, escolha um bom CRM para lhe ajudar em todas as etapas. Caso queira saber mais, experimente o teste gratuito do nosso software, a reflow, e veja se faz sentido para você.


Kanban para visualização do funil de vendas

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