Buscar
  • Lucas Melo

Como ser mais organizado e produtivo no trabalho?


Em tempos de mudanças nas relações trabalhistas, ter organização no trabalho é algo essencial para que você possa cumprir com suas obrigações e garantir o nível de produtividade esperado por seus clientes. Contudo, para muitas pessoas, trabalhar fora do ambiente corporativo é algo totalmente novo e exige uma série de mudanças comportamentais.


Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com uma série de dicas práticas sobre como melhorar a organização no trabalho e garantir uma ótima taxa de entrega de resultados. Continue acompanhando a leitura para saber mais sobre o assunto!



O que fazer para melhorar a organização no trabalho?


Ter uma rotina disciplinada, fazer pausas pontuais a cada espaço de tempo e listar todas as responsabilidades que você precisa cumprir no dia são apenas algumas das formas de organizar a sua vida profissional que abordaremos nos próximos tópicos.


Monte uma rotina


Essa dica se aplica não somente à organização do trabalho, mas em qualquer outra área de sua vida. Estabelecer uma rotina e segui-la à risca é uma das melhores maneiras de garantir que todas as tarefas do dia a dia serão cumpridas de forma natural e fluída.


No contexto das responsabilidades que você tem que cumprir com a empresa em que trabalha, montar uma rotina é equivalente a estabelecer um cronograma laboral, no qual cada função deve ser realizada dentro de um determinado período.


Hoje em dia, com o auxílio da internet e da tecnologia, você pode contar com a ajuda de aplicativos com agendas online ou organizadores de tarefas para que cada função do dia seja anotada. Isso ajudará na visualização do que você tem que realizar ao longo do dia e, é claro, facilitará a administração do seu tempo.



Tenha uma lista de atividades


Essa dica complementa o tópico anterior, pois ao montar um cronograma de atividades, certamente a distribuição das atividades em uma lista pode tornar a gestão do tempo ainda mais fácil e intuitiva.


O fato de você poder visualizar cada tarefa e saber que pode realizá-las uma de cada vez, mostra que é possível cumprir com todas as obrigações do dia de forma organizada e sem correr o risco de deixar algo importante para trás.


Outra vantagem de listar as atividades é que, à medida que elas são concluídas, você pode riscá-las da lista, o que gera uma sensação de auto realização e compensação muito grande, e faz com que você se anime para eliminar todos os itens.



Mantenha seu espaço de trabalho limpo e organizado


O workplace precisa ser levado a sério e respeitado, não importa se é na empresa em que você trabalha ou em seu home office. A questão é que o espaço de trabalho é um reflexo da sua personalidade e, quanto mais limpo e organizado, mais fácil se torna a realização das suas funções.


Mantenha cada objeto em seu devido lugar. Na mesa de trabalho, por exemplo, deixe somente o que é necessário para que suas tarefas sejam realizadas. Pastas, canetas, dispositivos móveis, livros, não importa quais sejam suas ferramentas para desempenhar o trabalho, o importante é que apenas elas componham o workplace.


O mesmo conceito se aplica ao computador. Mantenha a área de trabalho organizada, guardando os documentos e arquivos em pastas nomeadas ou em aplicativos de organização para facilitar a visualização e o acesso sempre que for preciso.



Priorize tarefas


Aproveitando o gancho da dica de organização no trabalho com lista de atividades, destaque as tarefas que têm prioridade no dia ou na semana, por exemplo. Digamos que você tenha 10 tarefas a serem cumpridas no decorrer dos próximos sete dias. Disponibilize-as conforme o nível de importância, deixando as atividades prioritárias destacadas em sua lista.



Evite distrações


Com tanto conteúdo e informação facilmente acessível na internet, não é difícil perder o foco no trabalho e acabar se distraindo com as redes sociais ou com vídeos e artigos sobre assuntos aleatórios. Dito isso, a regra de “ouro” aqui é simples: livre-se daquilo que você sabe que irá te distrair, durante o período em que você está trabalhando.


Ou seja, se o celular é uma tentação grande e os sons das notificações te fazem perder a linha de raciocínio, mantenha-o longe da mesa de trabalho enquanto estiver executando as funções do seu trabalho. Lembre-se de que, ainda que você precise utilizar as mídias digitais para realizar o trabalho na empresa, durante o período do expediente vida social e profissional não devem ser misturadas.



Crie alertas de atividades a serem entregues


Há uma infinidade de aplicativos que ajudam na organização do trabalho, emitindo alertas para lembrar que você tem atividades para entregar. O software da reflow, por exemplo, é uma ferramenta simples, e muito versátil que pode tornar a sua vida muito mais regrada.


Basta criar suas notificações e em seguida configurar para que o app te envie uma notificação lembrando sobre compromissos, tais como follow-ups a serem realizados, renovações de contratos, deadline de projetos e entre outros. Ou seja, com a ajuda da tecnologia, não há mais motivos para não cumprir com suas responsabilidades.



Descanse


Acredite se quiser, mas até mesmo o tempo de descanso faz parte da organização no trabalho. Afinal, não somos máquinas e necessitamos de tempo para que os pensamentos sejam organizados e o corpo consiga se recuperar da fadiga física e mental.


Trabalhar excessivamente sem pausas pode ser altamente prejudicial para a produtividade, pois precisamos de pequenos descansos para que o cérebro dê um “reset”. Caso contrário, a somatória de responsabilidades causa estresse e reduz a sua capacidade de se concentrar e se dedicar com o mesmo empenho.


A dica é: a cada 50 minutos de trabalho ininterrupto, faça uma pausa de 10 minutos para esticar as pernas, tomar um café, beber água e conversar com alguém sobre qualquer assunto que não tenha ligação com o trabalho. Não tenha dúvida de que, depois disso, você retornará às suas funções com as energias renovadas.



A saúde também é importante


Por fim, é importante destacar que o corpo humano não foi feito para ficar parado. E a ciência já provou, através de diversos estudos, que o exercício físico não só melhora a qualidade de vida do trabalhador, como também aumenta a sua produtividade.


A diminuição nas faltas decorrentes de doenças é apenas uma das vantagens na prática de execícios físicos. Afinal, além de melhorar o sistema imunológico, hábitos saudáveis liberam endorfinas e hormônios que favorecerem as conexões entre os neurônios e também aumentam a velocidade da comunicação entre eles. Assim, o colaborador consegue focar em suas atividades sem perda de concentração, tornando o seu raciocínio mais eficiente. Automaticamente sua cognição e QI também melhoram e ele se torna capaz de resolver problemas com mais facilidade.


Conclusão


Como você pôde conferir neste conteúdo, a organização no trabalho é um conjunto de medidas que têm como finalidade otimizar não apenas a sua produtividade em relação ao que seus empregadores esperam, mas também de melhorar a sua qualidade de vida e tornar a rotina muito mais agradável. Basta ter disciplina e se empenhar todos os dias para que o trabalho organizado se torne algo comum em seu cotidiano.


Gostou das dicas que mostramos neste artigo? Tem alguma experiência que gostaria de compartilhar com a gente ou dúvida que não foi sanada no decorrer do post? Então aproveite para deixar o seu comentário!




Se estiver com dúvidas em como gerir as atividades da sua equipe, conheça a plataforma mais flexível do mercado, onde você pode montar o sistema certo para organizar sua operação em poucos minutos, ou pode escolher entre um dos nossos diferentes templates pré-montados para qualquer necessidade!

17 visualizações

A reflow

Saiba mais

Siga a reflow nas redes sociais

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

Apoio:

Copyright © 2019 Reflow, Direitos reservados.