• Bruna Ribeiro

Como e por que utilizar um CRM para otimizar o trabalho



Se você chegou até este artigo enquanto procurava por informações sobre como usar um CRM para otimizar tarefas e aumentar o desempenho de seus projetos, certamente já deve saber que a tecnologia facilita a comunicação entre os membros da equipe e simplifica as responsabilidades do profissional de vendas ou marketing.


De fato, um software com todos os recursos que um CRM oferece pode potencializar as ações em vendas e marketing, visto que ele conta com uma vasta gama de funcionalidades que permitem acompanhar os processos de vendas, gerenciar os históricos de interações, obter dados importantes a respeito do comportamento de consumo, entre outras vantagens.


Quer saber mais sobre como usar um CRM para otimizar tarefas cotidianas? Então continue a leitura do conteúdo que preparamos para você para entender um pouco mais sobre o assunto!


Quais são as vantagens de usar um CRM?


Como profissional de vendas ou marketing, você já deve saber que o relacionamento com o cliente é crucial para a sobrevivência de um projeto a médio ou longo prazo, não é verdade?


O seu índice de satisfação com as campanhas realizadas, assim como o aumento de suas vendas, são fatores que determinam se a relação comercial será duradoura ou passageira.


Dado o contexto, é correto afirmar que todo profissional que atua no setor deve saber não apenas como usar um CRM para aumentar as vendas, mas também como automatizar as suas tarefas cotidianas e realizar um trabalho consistente e de qualidade.


Entre as inúmeras vantagens que esse tipo de software oferece para as equipes — seja de vendas ou marketing — podemos citar:


  • automatiza tarefas repetitivas — envio de e-mails marketing, comunicados e formulários de preenchimento para clientes e leads;

  • permite que você foque em questões mais importantes — atendimento e relacionamento com o cliente, feedbacks e pesquisas para aumentar o índice de satisfação;

  • melhora a comunicação entre os departamentos de marketing e vendas — plataformas de CRM permitem a integração entre diferentes ferramentas e aplicativos;

  • oferece recursos de mobilidade — todo o trabalho pode ser realizado remotamente, isto é, a qualquer hora e de qualquer lugar;

  • oferece métricas para mensurar o desempenho das ações;

  • gera relatórios fundamentais para a tomada de decisões.


Entre muitos outros benefícios que apenas quem atua na linha de frente de uma empresa pode compreender.


Como usar um CRM para otimizar o desempenho?


Agora mostraremos algumas práticas sobre como usar um CRM para aumentar a produtividade da equipe, gerar mais vendas e elevar o índice de satisfação dos clientes.


Veja a seguir!


Gerencie os processos de vendas


Não é nenhuma novidade que um CRM deve ser integrado à rotina da empresa, correto? Contudo, é preciso entender que ele não é somente uma ferramenta adicional para ser usada para melhorar os processos de vendas, mas sim parte da cultura da companhia.


Como profissional de vendas ou marketing, é imprescindível que você separe tempo tanto para interagir com os clientes antigos quanto para fomentar novas oportunidades de negócios.


Afinal, caso contrário, nos dois casos a opção do consumidor será a concorrência. E é justamente nessa rotina de relação com o público que o CRM ajudará você e todas as pessoas que integram o time a perceber como uma equipe focada no relacionamento pode gerar resultados surpreendentes.


Estabeleça métricas e mensure a satisfação dos clientes


Trabalhar com métricas é basicamente a premissa dos setores de vendas e marketing, visto que ambos os trabalhos são feitos na base da tentativa e erro. Todo profissional da área sabe que não há uma fórmula mágica para o sucesso, pois tudo depende de uma série de fatores.


Sendo assim, uma das formas de usar um CRM para otimizar o relacionamento com o cliente é justamente estabelecer as métricas corretas para mensurar o desempenho de cada ação ou campanha realizada.


A partir dessas KPIs, é possível obter dados que permitem que os ajustes corretos sejam feitos e, de pouco em pouco, o projeto comece a gerar resultados e, é claro, a satisfação do cliente aumente.


Quer saber mais sobre como o que é e como usar os KPIs? Temos um artigo completo sobre o tema, que você pode acessar clicando aqui


Facilite o follow-up


O pós-vendas, embora seja negligenciado por muitas empresas, é um dos aspectos mais importantes de toda a jornada de consumo do cliente, já que é consideravelmente mais barato manter um consumidor ativo do que investir em novas oportunidades.


No entanto, em um ritmo de trabalho acelerado e diversas responsabilidades entre os profissionais, não é raro acontecer de um cliente acabar não recebendo uma ligação de acompanhamento, contato por e-mail ou até mesmo mensagem via apps. Infelizmente, essa é uma das principais causas do fim prematuro de algo que poderia vir a ser uma longa e rentável relação comercial.


Neste sentido, o CRM ajuda pelo fato de organizar as rotinas e automatizar tarefas como essas, pois permite a programação de ligações, reuniões e envio de e-mails, o que é essencial para um follow-up de qualidade.


Comunique-se com sua equipe e alinhe as espectativas


Para finalizarmos, um dos pontos cruciais em todo projeto comercial é a comunicação entre os membros dos departamentos de vendas e marketing. Embora cada setor seja focado em um tipo específico de tarefa, o bem coletivo depende do desempenho dos dois times.


Sendo assim, contar com uma ferramenta que proporcione os recursos necessários para estabelecer uma comunicação funcional e transparente, pode ser o que falta para que você e os integrantes de sua equipe alinhem as expectativas e alcancem as metas desejadas.


Como você pôde contemplar neste conteúdo sobre como usar um CRM para aumentar as vendas e otimizar o trabalho com o público, o suporte da tecnologia para otimizar as funções da equipe é uma medida que cada vez mais empresas têm aderido, devido à sua alta capacidade de promover melhorias em relação ao uso do tempo de quem atua na área.


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Tem alguma dúvida que não foi sanada no artigo, ou experiência sobre o assunto que gostaria de compartilhar com a gente? Então aproveite para deixar o seu comentário!



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