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Qual é a importância de um CRM de vendas para a sua empresa?

Atualizado: 11 de ago. de 2019


Em um mundo cada vez mais competitivo e automatizado, não importa em qual segmento sua empresa atua, o bom relacionamento com o cliente precisa ser um dos pilares da sua operação comercial.


Conhecido pela sigla CRM, Customer Relationship Management (ou Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente, na língua portuguesa), essa é a estratégia que empresas no mundo inteiro utilizam para colocar seus clientes no centro de suas operações.


Você deve estar se perguntando, mas como o CRM pode ajudar a minha empresa? Como posso fazer para implementar uma estratégia de CRM? Qual a melhor ferramenta de CRM para meu negócio? Calma, nós vamos explicar tudo pra você!



1. A importância do CRM


Relacionamento. Essa é a palavra chave para quem busca a ajuda de um software de CRM.

A área comercial é a ponta da espada de qualquer empresa, é o departamento que possui o contato direto com o mundo externo e diariamente centenas de dados riquíssimos podem ser gerados nessa interação entre vendedor e cliente. Mas não é difícil encontrar empresas que desperdiçam milhares de dados externos ao anotarem informações importantes de seus clientes em cadernos e planilhas em Excel. E é aí que o CRM entra, ao centralizar todas as informações da sua área comercial em um software de vendas, esses dados podem auxiliar a empresa à entender quem são seus clientes, quais são suas motivações de compra, como eles se comportam, como devem ser abordados, enfim...estas informações elevam a capacidade da empresa no momento de analisar sua operação e relacionamento com clientes, além de adquirir a possibilidade de ficar um passo à frente de seus concorrentes.


2. Implantando estratégias de CRM


Antes de sair procurando por ferramentas de CRM no mercado, você deve ter em mente que não basta contratar uma plataforma cheia de funcionalidades e inteligência para que os seus problemas de vendas sejam resolvidos.


A implantação de uma estratégia de CRM passa primeiramente pelo diagnóstico de todo o processo comercial da sua empresa e posteriormente pela criação de objetivos a serem alcançados. Por exemplo, vamos supor que sua empresa anote as informações de seus clientes em cadernos e planilhas em Excel que constantemente são perdidas. Uma das primeiras coisas a serem diagnosticadas é, que tipo de informação é importante que você tenha sobre seu cliente? Aqui vai alguns exemplos, data de aniversário, nome, Hobbies, e-mail, telefone, time favorito, quantidade de filhos, viagem favorita, potencial de compra e assim por diante. Veja que em pouco tempo você consegue encontrar informações valiosas para utilizar no relacionamento com seu cliente em momentos oportunos, aumentando ainda mais o valor percebido por ele sobre você. Ou você vai dizer que não ficou surpreendido quando a empresa X te mandou um e-mail de feliz aniversário?


3. Indo além


Mas um CRM pode ser ainda mais completo que um simples sistema de cadastro de informações de clientes. Ele pode auxiliar sua área de vendas à ganhar previsibilidade, trabalhar pró-ativamente, ganhar eficiência e muito mais! Com a ferramenta certa, sua equipe passa a cadastrar todas as negociações dentro da plataforma, recebe notificações sobre follow-ups a serem realizados, contas próximas do vencimento, negócios à serem fechados e assim por diante!


Mas ao escolher o CRM certo para você tenha em mente que o sistema certo é aquele que irá se adequar às suas necessidades, aquele que possua campos customizáveis para se adequar à inteligência do seu negócio, aquele onde as páginas de gestão podem ser configuradas para se ajustarem à sua necessidade!


Se estiver com dúvidas em como o seu sistema de CRM pode ser, conheça a plataforma mais flexível do mercado, onde você pode montar o sistema certo para sua operação em poucos minutos, ou pode escolher entre um dos nossos diferentes templates pré-montados para CRM de vendas.


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