• Lucas Melo

7 dicas práticas para aumentar sua produtividade

Atualizado: Jan 29



Sabemos o quão difícil é manter a energia em alguns momentos. Que, também, às vezes, criamos várias metas e objetivos, que não passam de uma lista num papel que é rapidamente esquecido.


Sim, ser produtivo não é fácil, mas é possível!



E pra te ajudar, fizemos uma pesquisa com alguns colaboradores da nossa empresa, amigos e especialistas no assunto e chegamos em 7 dicas práticas para aumentar a produtividade. São elas:


1- Faça pausas


Por mais estranho que pareça fazer pequenas pausas entre atividades é extremamente benéfico, e aumenta a concentração.


Mas não é todo o tipo de pausa que é boa, é preciso focar em atividades que realmente recuperam a fatiga e o cansaço mental.


Um estudo psicológico de 2011, chamado: “São as pequenas coisas que importam”, deu uma lista com algumas dessas atividades benéficas para pausas no trabalho, são elas:


- Meditação, que ajuda no relaxamento e limpa a mente de pensamentos de trabalho;


- Atividade física, que aumenta o fluxo de sangue em áreas do cérebro que são necessárias para foco e atenção;


- Jogar jogos ou aprender algo novo que o(a) deixe confiante e aumente a sua motivação;


- Ajudar um colega, que ajuda no senso de conexão social, o que gera um sentimento confortável e positivo;


- Pensar em metas e objetivos que o(a) ajudem a ver a vida de maneira mais confiante.


2- Tenha pequenas metas


Como dito acima, pensar em metas e objetivos pode ser extremamente saudável, mas quando estes são muito grandes e estressantes eles podem se tornar uma carga pesada.


A ideia aqui não é desistir dos seus sonhos, mas sim dividi-los em pequenas metas.


Por exemplo, você já pensou que se você ler só 20 páginas por dia de um livro em apenas 10 dias você termina um livro de 200 páginas? Ao invés de ficar ansioso em ler o livro todo, foque em ler as 20 páginas TODO DIA, e quando menos esperar já terá terminado o livro.


E assim você pode fazer com todas suas metas. Até de passo em passo realizar cada um dos seus sonhos.


3- Siga a regra dos 2 minutos


Criada pelo empreendedor Steve Olenski essa regra diz basicamente para você fazer imediatamente toda tarefa que demora 2 minutos ou menos.


De acordo com Steve, completar a tarefa no momento que você pensa nela, demanda menos tempo do que se a completar em outro momento mais tarde.


4- Saiba dizer não


Essa dica se baseia no simples fato de que é impossível ser produtivo e aceitar um monte de compromissos.


Você entender o que é importante para você, e dizer não para tarefas e eventos que não se relacionam a isso diminui o seu cansaço, e aumenta e muito sua produtividade.


5- Diminua as interrupções


A maioria das coisas que o interrompe, o atrapalha, seja notificações de celular, ligações de familiares e telemarketing, e/ou um e-mail.

Desligue todas as notificações que puder do celular e computador, e defina horários específicos para vê-las. Até para que as consiga responder da melhor forma possível.


6- Não tenha muitas tarefas ao mesmo tempo


Um estudo publicado na Harvard Business Review, chamado “O Paradoxo da Multitarefa", estudou 2 pessoas, uma que em um dia trocou de tarefas 277 vezes e outra que trocou 496. A primeira pessoa foi produtiva durante 85% do seu tempo, enquanto a segunda apenas 33%.


Por mais que ainda houvesse bastante trocas dessa primeira pessoa, as tarefas que ela realizou na maioria dessas trocas eram menores e menos produtivas. Enquanto a segunda pessoa tinha diversas tarefas e focos, o que a deu apenas 3 horas produtivas, mesmo trabalhando 9, inclusive durante o almoço.


Foque seu trabalho em tarefas realmente importantes. Uma dica para isso é utilizar a matriz Eisenhower, que pode ser vista abaixo:


Com essa matriz, além de ver o que é realmente importante para você, você entende o que precisa ser realizado rapidamente e o que pode ser realizado depois. Ajustando seu foco para o que realmente importa no momento.


7- Use a tecnologia a seu favor


Hoje em dia existem milhares de aplicativos, sites e conteúdos que ajudam e muito a produtividade.


Desde ferramentas de CRM, como a Reflow, que ajudam no trabalho do dia a dia, tornando a vida dos colaboradores mais fácil.


Como podcasts que você pode ouvir e se informar do que está acontecendo indo para o trabalho ou fazendo academia.


Conclusão


A verdade é que existem muitas formas de ser mais produtivo, garantindo sempre o que é mais importante: sua saúde física e mental.


A ideia aqui é testar e ver o que mais funciona pra você.


E aí vamos começar?


Quer saber mais sobre o CRM mais adaptável do mercado? Recomendamos que comece por este vídeo!


Tem alguma dúvida que não foi sanada no artigo, ou experiência sobre o assunto que gostaria de compartilhar com a gente? Então aproveite para deixar o seu comentário!


Kanban para visualização do funil de vendas

Se estiver com dúvidas em como aumentar a produtividade da sua equipe, conheça a plataforma mais flexível do mercado, onde você pode montar o sistema certo para organizar sua operação em poucos minutos, ou pode escolher entre um dos nossos diferentes templates pré-montados para qualquer necessidade!

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo